“Não consideramos simplesmente adicionar ou remover alguns aplicativos upstream, modificar o idioma, o papel de parede ou ajustar o layout dos aplicativos como uma verdadeira atualização de versão de um sistema operacional. Aspiramos que cada grande atualização de versão contenha uma riqueza de recursos realmente necessários pelos usuários e conteúdo inovador para expandir os limites do que uma distribuição de desktop Linux pode alcançar, tornando-a tão poderosa quanto sistemas operacionais comerciais como Windows e macOS.”
— Liu Wenhuan, Fundador da Comunidade deepin
Em 15 de agosto, a renomada comunidade open-source deepin realizou um evento online com o tema “Nascido com IA, Notavelmente Diferente”, lançando oficialmente o sistema operacional open-source deepin 23. Esta versão traz atualizações significativas, incluindo o novo DDE Vision, IA Para OS, o ecossistema de aplicativos “Linyaps” e o ambiente de desenvolvimento integrado “deepin IDE”.
“Nos últimos 20 anos, a deepin alcançou inovações e avanços significativos no campo dos sistemas operacionais open-source. Não apenas lideramos o desenvolvimento de distribuições open-source domésticas, mas também demonstramos uma visão avançada na transição para ambientes de desktop desenvolvidos de forma independente,” disse Zhang Lei, Presidente da Comunidade deepin, em seu discurso de abertura.
Como presente para o 20º aniversário da comunidade, o deepin 23 passou por três anos de desenvolvimento, com mais de 200 otimizações de produto e novos recursos, 9 iterações de versão, 51 testes internos e 8 ferramentas de desenvolvimento autodesenvolvidas. Cada inovação foi voltada para tornar o deepin 23 melhor.
Crescimento da Comunidade Raiz, Desenvolvimento Independente de OS em Full-Stack
Para controlar verdadeiramente o desenvolvimento, a liderança da comunidade upstream e a segurança da cadeia de suprimentos do sistema operacional, a comunidade raiz do servidor OS da China, representada pela comunidade Euler sob a Fundação OpenAtom, e a comunidade raiz do desktop OS da China, representada pela comunidade deepin, foram estabelecidas em 2022.
Uma comunidade raiz de Linux é aquela que constrói seu OS a partir do kernel Linux e outros componentes open-source, sem depender de distribuições upstream, e tem contribuições significativas de indivíduos e empresas externas. O primeiro passo dado pela comunidade deepin foi construir um novo repositório de forma independente e desenvolver ferramentas com base na comunidade raiz deepin, tornando mais fácil e eficaz para os desenvolvedores contribuir. Esses esforços são coletivamente conhecidos como “upstream independente” dentro da comunidade.
Como a primeira distribuição baseada na comunidade raiz, o deepin 23 alcançou módulos independentes em todos os níveis do OS, oferecendo ferramentas de desenvolvimento superiores para entusiastas de open-source globais.
O deepin 23 está equipado com o kernel Linux 6.6 LTS, e do repositório à camada de aplicativos, os componentes principais do OS adotam muitas soluções autodesenvolvidas:
O repositório beige-23, construído de forma independente, utiliza estratégias de seleção e atualização independentes, com manutenção refinada para mais de 8.000 pacotes principais, aumentando significativamente a estabilidade e segurança do sistema. Ele também oferece melhor suporte a novos hardwares e arquiteturas como ARM64, RISC-V e LoongArch64.
Na camada de serviços, a deepin desenvolveu o framework de gerenciamento de aplicativos AM, que não apenas facilita um controle mais detalhado de recursos e permissões na camada de aplicativos, mas também implementa uma estratégia de agendamento unificada, resolvendo os problemas anteriores de gerenciamento caótico de recursos e processos em segundo plano, ao mesmo tempo em que deixa espaço para futuras expansões.
Na camada SDK, o framework de desenvolvimento universal DTK, desenvolvido com base no Qt, atende às necessidades dos desenvolvedores para “desenvolvimento único, reutilização multiplataforma e multi-arquitetura”, melhorando a eficiência do desenvolvimento. Ele passou por seis iterações de versão, mais de 110 atualizações e quase 200.000 linhas de código foram enviadas. Foi portado para mais de 10 distribuições Linux. No 23, mais de 40 aplicativos nativos, como o navegador, reprodutor de música e cliente de e-mail, foram desenvolvidos usando o DTK.
Na camada de ambiente de desktop, o DDE, popular globalmente e liderado por uma comunidade chinesa, passou por uma atualização completa. A nova barra de tarefas, lançador e temas mais personalizados, enquanto mantém os hábitos do usuário do V20, melhoram significativamente o gerenciamento do sistema e a interação com o usuário. O formato de exibição é meticulosamente projetado para manter um estilo e ritmo unificados, garantindo transições visuais suaves e coerentes durante diferentes operações.
Na camada de aplicativos, o deepin oferece uma matriz abrangente de desenvolvimento de aplicativos nativos: O deepin IDE, que integra capacidades de IA, suporta várias arquiteturas de software e hardware e linguagens de programação; oferece um conjunto completo de funções básicas para desenvolvimento em múltiplos cenários, alcançando segurança vertical desde os serviços subjacentes até as ferramentas de desenvolvimento superiores, garantindo verdadeiramente o controle de desenvolvimento independente.
O framework de testes automatizados abrangente “YouQu”, liderado pela UnionTech, se destaca com sua fácil implantação de ambiente e recursos poderosos. Ele suporta vários cenários de testes automatizados, incluindo UI, WEB, interfaces e linhas de comando, melhorando significativamente a eficiência e qualidade dos testes, trazendo uma conveniência e eficiência sem precedentes para o desenvolvimento e teste em Linux.
A ferramenta de gerenciamento de pacotes Linyaps, que começou em 2017 e desde então foi doada para a Fundação OpenAtom, resolve eficazmente os problemas de compatibilidade causados por fortes dependências nos sistemas tradicionais de gerenciamento de pacotes e os problemas de segurança causados por permissões frouxas por meio de seu forte suporte cruzado de distribuições. Atualmente, o Linyaps teve um crescimento rápido, com mais de 400 desenvolvedores contribuindo com mais de 2.000 aplicativos Linyaps, dos quais mais de 1.000 foram listados na App Store do deepin 23.
“Vale ressaltar que a comunidade raiz deepin desempenhou um papel vital no lançamento do deepin 23, com muitos novos recursos e sugestões vindo de parceiros da comunidade. Acreditamos firmemente que a colaboração aberta é a principal força motriz por trás do desenvolvimento do deepin,” disse Zhang Lei. O desenvolvimento do deepin 23 foi acompanhado pelo avanço da China em direção à auto-suficiência tecnológica, e o deepin sempre esteve na vanguarda de cada evolução no campo dos sistemas operacionais open-source.
Suporte Multi-Arquitetura, Compatibilidade com Vários Chips Nacionais
Uma forte cultura de comunidade e suporte robusto de desenvolvedores impulsionaram o ecossistema deepin para uma fase de desenvolvimento rápido. Recentemente, fabricantes de CPUs como Intel, Loongson, Phytium e XuanTie anunciaram sua compatibilidade com o deepin 23, tornando-o o primeiro OS de desktop open-source a suportar todas as principais arquiteturas de computação geral, incluindo X86, ARM64, LoongArch64 e RISC-V. Isso significa que os usuários globais do deepin podem experimentar o deepin 23 imediatamente e também indica que a comunidade deepin está se tornando uma força central nos esforços da China para fortalecer sua independência tecnológica.
A comunidade deepin, com seus 20 anos de história, é uma das maiores e mais ativas comunidades de OS open-source globalmente, com um significativo seguimento internacional. A comunidade tem mais de 5,4 milhões de usuários, quase 3 milhões dos quais estão no exterior. Desde sua fundação, ganhou mais de 60 prêmios nacionais e internacionais, incluindo 41 prêmios internacionais, nacionais e do setor, e mais de 20 prêmios em nível provincial e ministerial. Sua distribuição comercial downstream, UnionTech UOS, foi instalada em mais de 6 milhões de dispositivos na China.
A comunidade sempre aderiu aos princípios de centramento no usuário e inovação, estabelecendo numerosos marcos inovadores na história do Linux, como o primeiro sistema operacional Linux comunitário chinês, o primeiro ambiente de desktop Linux liderado por uma comunidade chinesa e a primeira loja de aplicativos Linux na China. Com a participação de várias empresas de tecnologia chinesas, a comunidade deepin está pronta para produzir mais inovações disruptivas, promovendo efetivamente o desenvolvimento cíclico duplo da tecnologia open-source tanto nacional quanto internacionalmente.
Empoderamento de IA, Um Vislumbre do OS de Próxima Geração
Desde que a UnionTech lançou o UOS AI em 2023, ele tem sido continuamente validado e iterado na edição upstream do deepin. Pode-se dizer que o deepin 23 foi construído com o empoderamento da IA desde o início.
Como o primeiro OS open-source chinês a integrar grandes modelos, a renomada revista estrangeira Linux Magazine elogiou altamente o deepin: “o deepin já integrou IA no OS de desktop, começando a desafiar o Copilot da Microsoft,” e “isso pode ser apenas o começo da integração de IA do deepin 23.”
Desde que a UOS AI começou a empoderar o deepin, ele tem suportado mais de 20 comandos de linguagem natural para configurações de OS, mais de 40 cenários de uso e adaptado para mais de 60 aplicativos na camada de aplicativos. Na camada de chip, suporta chips de CPU nacionais principais e chips GPU principais nacionais e internacionais, como NVIDIA. Na camada de grandes modelos, oferece interfaces abertas que suportam todos os formatos de interface OpenAI, permitindo aos usuários adaptar seus próprios modelos especializados