A espera acabou: o novo ambiente de desktop COSMIC da System76 está pronto para o seu primeiro teste público.
Você ouviu o burburinho sobre o COSMIC. Acompanhou as notícias sobre seu desenvolvimento. Viu capturas de tela das versões iniciais em blogs como este.
Mas hoje, você pode finalmente experimentá-lo pessoalmente.
A primeira versão pública alpha do ambiente de desktop COSMIC foi lançada juntamente com a versão alpha do Pop!_OS 24.04, oferecendo uma oportunidade empolgante para baixar uma imagem ISO, inicializá-la e explorar o que este desktop baseado em Rust tem a oferecer.
Inícios Estelares: COSMIC Desktop Alpha
A versão Alpha do COSMIC chegou junto com o Pop!_OS 24.04, que será a primeira versão da distribuição Linux baseada em Ubuntu da System76 a utilizar este novo ambiente quando a versão estável for lançada ainda este ano.
O Pop!_OS 24.04 baseia-se na mesma estrutura técnica do Ubuntu 24.04 LTS, mas as semelhanças praticamente param por aí.
A System76 aplica uma série de modificações e adaptações próprias, opta por um núcleo Linux e drivers gráficos mais recentes, utiliza um conjunto diferente de softwares (sem snaps) e adota seu novo ambiente de desktop COSMIC, compositor, iniciador e kit de ferramentas.
Eu estive testando a versão Alpha do Pop!_OS 24.04 com COSMIC por quase uma semana. Como se trata de uma versão Alpha, há bugs e peculiaridades, além de funcionalidades faltando e incompletas. No entanto, apesar do rótulo de Alpha, o COSMIC (no Pop!_OS 24.04 Alpha) já funciona de maneira bastante adequada para o uso diário.
Isso é realmente impressionante.
Os engenheiros da System76 conseguiram, em pouco mais de dois anos, construir um ambiente de desktop totalmente novo, incluindo compositor, kit de ferramentas de interface, sistema de temas, aplicativos principais e muito mais, tudo do zero e utilizando a linguagem de programação Rust.
Por que Rust? A System76 optou por Rust devido à sua “legibilidade, estabilidade, manutenibilidade e segurança de memória; muitas vulnerabilidades modernas acontecem na memória do sistema, e Rust facilita a escrita de código seguro em termos de memória.”
No entanto, Rust é uma linguagem mais recente, e nenhum ambiente de desktop majoritário foi construído com ela até agora. Isso exigiu que os engenheiros da System76 trabalhassem em recursos muito mais básicos, como composição e renderização de texto.
Esse feito de engenharia é o que mais me impressiona no COSMIC. A System76 conseguiu chegar a esse nível de funcionalidade a partir do zero em apenas alguns anos — quem sabe quais melhorias, recursos e aprimoramentos eles conseguirão implementar nos próximos!
O COSMIC está no coração do Pop!_OS 24.04, substituindo o GNOME Shell e as várias extensões do ‘Pop Shell’ que as versões anteriores do Pop!_OS utilizavam.
A nova versão do Pop!_OS, baseada em Rust, mantém uma abordagem muito próxima da experiência UX/UI anterior.
Essa semelhança com a versão baseada no GNOME do Pop Shell é intencional. Por que consertar algo que não está quebrado? Em vez disso, a System76 optou por reimplementar a experiência central de UX, transformando-a de um ‘complemento’ para um sistema completo que pode se expandir e incorporar novas funcionalidades.
Assim, o COSMIC apresenta uma aparência quase idêntica: dock na parte inferior, barra na parte superior, capacidade de habilitar o encaixe automático de janelas, um seletor de aplicativos baseado em OSD, lançador de aplicativos textual, áreas de trabalho verticais, entre outros recursos.
O COSMIC é otimizado para o Wayland, mas você pode rodar aplicativos X11 através do XWayland. O compositor suporta escalonamento fracionado, taxa de atualização e gráficos híbridos da NVIDIA.
O COSMIC Epoch 1 também traz muitas novidades:
- Nova linguagem de design e sistema de temas: O COSMIC introduz um novo estilo visual e um sistema de temas abrangente que permite compartilhar temas personalizados.
- Opção de áreas de trabalho horizontais: Agora é possível optar por áreas de trabalho horizontais além das verticais.
- Novos applets e personalização dos applets: A barra de painel inclui novos applets e oferece mais opções de personalização.
- Aprimoramento da personalização do dock e da barra superior: Agora, a personalização do dock e da barra superior está ainda mais avançada.
- Novos aplicativos principais: Inclui um novo gerenciador de arquivos, terminal e editor de texto.
- Novo aplicativo de Configurações e Pop Store: Apresenta um novo aplicativo de Configurações e uma nova loja de software, Pop Store.
As capacidades de personalização são bastante amplas, mas afetam apenas o COSMIC e seus aplicativos nativos que utilizam o kit de ferramentas libcosmic/iced. Aplicativos GTK/Qt/Electron, entre outros, continuam a usar o tema padrão do Pop GTK (marrom escuro).
O desktop COSMIC não é exclusivo do Pop!_OS. A versão alpha lançada hoje pode ser empacotada e disponibilizada em outras distribuições (inclusive, já há conversas sobre uma versão oficial do COSMIC para Fedora).
“A versão alpha coloca o COSMIC nas mãos dos desenvolvedores e mantenedores do Linux para que possam ver o que o COSMIC pode oferecer aos seus usuários e ajudar a alcançar a experiência que eles pretendem criar,” afirma a empresa.
“A System76 está empolgada em ver a integração do COSMIC elevar o Linux como um todo e todas as distros personalizadas e recursos interessantes que surgem ao tornar a construção de UX mais acessível.”
O COSMIC Epoch 2 será o segundo lançamento oficial, previsto para daqui a cerca de um ano, e incluirá recursos adicionais, como suporte a telas sensíveis ao toque. Enquanto isso, ainda há muitas melhorias a serem feitas no Epoch 1, incluindo recursos de acessibilidade, efeito de vidro fosco e mais configurações.
É esperado encontrar bugs, peculiaridades, funcionalidades incompletas, configurações de espaço reservado e uma falta geral de testes de QA e polimento — afinal, é uma versão alpha. Não apresente conclusões precipitadas sobre o COSMIC com base nesta versão. Você terá uma visão mais completa na versão beta.
Algumas peculiaridades que notei: algumas alterações não persistem ou não são mantidas entre reinicializações, incluindo layout do teclado (adiciono um layout do Reino Unido, reinicio e ele desaparece); status do Bluetooth (desligo, reinicio e ele volta a ligar); brilho da tela (sempre no máximo após reiniciar), e assim por diante.
Novamente: é uma alpha, e essas não são falhas funcionais definitivas.
Se você está disposto a explorar o que há de mais recente, então, honestamente: faça o download, coloque em um pen drive, experimente (funciona bem em uma máquina virtual, mas voa em hardware real).
Baixe e veja o que você acha!