Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Software Livre

Liberdade, distribuição, segurança e inovação.

Conceito rápido: O software livre é um movimento político e filosófico que preza pela liberdade de acesso ao código fonte de qualquer software pela comunidade de usuários. É desenvolvido por meio de colaboração aberta e está disponível para todos que quiserem usar, investigar, alterar e redistribuir. É considerado mais seguro do que o software proprietário, pois o código fonte está disponível para revisão pública.

O que é software livre?

O software livre é um software desenvolvido e mantido por meio de uma colaboração aberta e disponível, normalmente sem custo, para qualquer um usar, investigar, alterar e redistribuir como quiser. Isso contrasta com os aplicativos proprietários ou softwares proprietários, por exemplo, o Microsoft Word e o Adobe Photoshop, que são vendidos aos usuários finais pelo criador ou portador do copyright e não podem ser editados, aprimorados ou redistribuídos exceto quando especificado pelo proprietário.

É importante lembrar que a palavra “livre” não significa a mesma coisa que “gratuito”. Quando pensamos em software livre, devemos pensar em liberdade de uso, distribuição e modificação do código-fonte. Um projeto desenvolvido com base em software livre pode ser monetizado ou gratuito.

A Free Software Foundation (FSF) define software livre como software que atende a quatro liberdades fundamentais:

  • Liberdade 0: A liberdade de usar o programa para qualquer propósito.
  • Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades.
  • Liberdade 2: A liberdade de distribuir cópias do programa a outros.
  • Liberdade 3: A liberdade de melhorar o programa e compartilhar suas melhorias com os outros.

Por que os usuários e as empresas preferem o software livre?

As razões para escolher o software livre podem variar. Em muitos casos, os usuários finais desconhecem os programas de software livre em seus computadores ou dispositivos móveis. Também é comum que usuários façam o download de um aplicativo aberto, como o navegador Mozilla Firefox ou um aplicativo Android. Esses usuários simplesmente buscam a funcionalidade do software, sem intenção de reescrevê-lo ou mesmo verificar o código-fonte.

Uma empresa, por outro lado, pode escolher um software livre em vez de uma alternativa proprietária por seu baixo (ou nenhum) custo, pela flexibilidade para personalizar o código-fonte ou pela existência de uma grande comunidade de suporte ao aplicativo. Os programadores profissionais ou amadores podem se voluntariar para um projeto de software livre, muitas vezes para melhorar a sua reputação e se conectar com outras pessoas da área. Atualmente é comum para as empresas ceder funcionários pagos para projetos de software livre a fim de dar suporte a continuidade do desenvolvimento de software livre e ajudar a garantir produtos de alta qualidade.

Embora os produtos de software livre possam poupar as empresas do custo de licenciamento, eles podem incorrer em alguns custos, geralmente para a integração de rede, o usuário final e o suporte de TI, além de outros serviços normalmente incluídos com o software proprietário. Ainda assim, muitas empresas consideram o software livre empresarial pelo menos tão confiável e seguro quanto o software proprietário e se sentem mais à vontade com soluções de software livre porque podem inspecionar o código do programa e entender exatamente o que estão agregando à sua infraestrutura de computação.

Por que você deveria usar software livre?

Existem muitos motivos pelos quais você deveria usar software livre. Aqui estão alguns deles:

  • Liberdade: O software livre oferece mais liberdade aos usuários do que o software proprietário. Você pode fazer o que quiser com o software livre, sem restrições de licenciamento.
  • Versatilidade: O software livre está disponível para uma ampla variedade de dispositivos e plataformas. Você pode encontrar software livre para computadores, smartphones, tablets, servidores e muito mais.
  • Segurança: O software livre é frequentemente mais seguro do que o software proprietário. Isso ocorre porque o código fonte do software livre está disponível para revisão por qualquer pessoa, o que ajuda a identificar e corrigir vulnerabilidades.
  • Economia: O software livre é geralmente gratuito ou muito mais acessível do que o software proprietário. Isso pode ajudar você a economizar dinheiro.

O software livre é uma ótima opção para usuários que valorizam a liberdade, a versatilidade, a segurança e a economia. Se você está procurando um novo sistema operacional ou software, vale a pena considerar o software livre.

Aqui estão alguns dos softwares livres mais conhecidos:

Navegadores:

Pacotes de escritório:

Design gráfico:

Editor de vídeo:

Editor de texto:

Aproveite para ler também sobre: Open Source

Saiba mais sobre Linux

Ativo 27@4x-8

Faça parte. Ajude nosso projeto a continuar evoluindo.

Captura de Tela 2024-03-24 às 12.17.13

Chave PIX: contato@meulinux.com.br